Homeopatia

A Homeopatia é uma medicina integral, que trata o indivíduo em sua totalidade. Dois de seus princípios essenciais são a cura pelos semelhantes e o uso de medicamentos específicos, diluídos e dinamizados. Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de matérias primas de origem vegetal, mineral ou animal, utilizadas em seu estado natural.

A história da homeopatia se inicia com Christian Friederich Samuel Hahnemann(1755-1843), que, para alguns historiadores, fundamentou seus estudos nas obras de dois predecessores, Hipócrates e Paracelso.Decepicionado com a medicina praticada na época, empenhou-se em conceber um novo método de tratamento. Essa terapia ganhou vários adeptos rapidamente, mas também vários oponentes.

Para Hipócrates, a terapêutica da cura tem por base o poder curativo da natureza, a vismedicatrixnaturae, e as doenças deviam ser interpretadas considerando o quadro particular de cada indivíduo. A Homeopatia se alicerça no seguinte aforismo enunciado por Hipócrates: "A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes o paciente retorna à saúde". Para ele a doença seria consequência da perturbação do equilíbrio que o ser humano mantinha consigo mesmo e com a natureza. Os estudos aprofundados de Hanhenmann possibilitou a confirmação do princípio da similitude por meio de um enorme trabalho experimental, que possibilitou demonstrá-lo clinicamente e firmá-lo como método terapêutico.

Paracelso é o autor da "teoria das assinaturas", que segundo a qual, o Criador havia deixado na aparência das plantas os indícios ( como uma espécie de assinatura divina) que permitissem o homem em deduzir as virtudes medicinais. Para Paracelso, haveria uma analogia entre o aspecto físico de uma planta e suas propriedades. Hahnemann,  no entanto, acreditava que haveria uma relação entre os sistomas que uma susbstância produziria sobre indivíduos sãos, que seriam as propriedades essenciais para a cura nos doentes,como conseguiu provar pelo primeiro experimento que realizou em si mesmo, com a quinina.

Para o médico homeopático, a saúde não corresponde apenas à ausência de doença, mas inclui a idéiade bem estar geral do corpo e do espírito. Além da doença em si, a homeopatia tem por princípio tratar a predisposição da pessoa a adoecer. Ela procura, ao mesmo tempo ser preventiva e promover o retorno a um estado de harmonia, para que o paciente possa reconquistar sua liberdade física e psíquica.